e-ayiti

o projeto

O projeto e-ayiti é resultado de uma parceria entre o International Trade Centre (ITC) – agência das Nações Unidas -, Instituto-e e Osklen que tem como objetivo a promoção de soluções de desenvolvimento socioeconômico por meio de iniciativas de geração de renda e inclusão social.

Por isso, em 2012, Nina Braga, diretora do Instituto-e, esteve no Haiti em busca de materiais reutilizáveis que poderiam ser manuseados pela população local e, então, transformados em acessórios da moda. A partir do talento da equipe de estilo da Osklen surgiram colares, pingentes e pulseiras que transformaram resíduos em acessórios de moda. Foram produzidos pelos artesãos locais do Haiti e comercializados  nas lojas da Osklen, tanto no Brasil quanto no exterior.

Desde este primeiro lote de peças – que foram um sucesso de vendas –  outras foram desenvolvidas, tanto que uma das designers da Osklen já foi três vezes ao Haiti porque a busca pela excelência que caracteriza as criações desta marca é considerada um benchmark pelos nossos parceiros do Ethical Fashion Initiative.

e-ayiti (= Haiti em crioulo) é uma coleção feita a partir de materiais como ferro reaproveitado de toneis de óleo (usando técnica do artesanato local chamada Croix de Bouquets) , cordas de telefone coloridas e tecidos de tendas remanescentes de campos de refugiados.

Todas as peças são gravadas com palavras, escolhidas pelos próprios artesões, em crioulo haitiano, nas placas das pulseiras e colares foram gravadas “beni” (abençoado) e “mesi” (obrigado) e “espere” (esperança) esta última em braille.

  • earth
  • environment
  • energy
  • education
  • empowerment
  • economics

imagens