Re-ver Ipanema

o projeto

Ciclo de conversas sobre Ipanema promovido pelo Instituto-e e Casa de Cultura Laura Alvim, com apoio da TV Globo e cooperação com UNESCO Brasil.

Este ciclo de conversas fez parte da programação paralela à exposição “Ipanema por Oskar Metsavaht” e teve por objetivo reunir pensadores e ativistas das mais diversas formações e segmentos para pensar Ipanema sob uma ótica plural, demostrando que este bairro pulsa por outros canais para além dos mais conhecidos, compondo um mosaico bastante dinâmico. As diferentes narrativas, trajetórias e graus de pertencimento dos seus moradores e frequentadores estiveram em pauta, assim como a proposta de se construir fórum/pacto por Ipanema cuja duração ultrapassasse os do ciclo de debates. De certa forma, estes objetivos foram atingidos uma vez que já temos alguns desdobramentos: após o ciclo uma horta comunitária foi criada no Cantagalo através de uma  parceria entre o Instituto-e e associação Harmonicanto; a Globo Rio está pronta para marcar um encontro na mesma comunidade para conversar com os movimentos culturais locais sobre ações em conjunto , o estúdio de gravação da Laura Alvim teve seu uso divulgado e franqueado aos moradores, etc.

 

CICLO DE CONVERSAS:

Ipanema, suas histórias e legados 

O primeiro debate, realizado no dia 27 de abril, foi precisamente sobre o mosaico social do bairro – com suas múltiplas histórias, percursos  e graus de pertencimento –, assim como os legados gerados por esta diversidade.

A abertura foi feita pelo diretor da TV Globo- André Dias , pela diretora da Laura Alvim, Renata Monteiro e pelo presidente do Instituto-e e da OM.Art, Oskar Metsavaht.

Na sequência os debatedores:

Carlos Leonam – jornalista e escritor;
Deise Carvalho – Associação dos Moradores do Cantagalo;
Ruy Castro – jornalista e escritor;
Sidney Silva – Museu de Favela;

mediados pelo diretor e roteirista Rafael Dragaud, contaram suas respectivas trajetórias que, de uma forma ou de outra, pautaram a do bairro. As diferentes perspectivas ficaram evidentes, assim como a vontade de estabelecer canais de diálogos mais duradouros de modo a evitar a perpetuação de clivagens entre moradores de uma área  comum e a prevalência de saudosismos que tendem a desqualificar por completo o momento atual, dificultando a percepção das pulsões que enriquecem a Ipanema de hoje.

 

Ipanema, modos de ser, modos de estar

No dia 02 de maio a segunda roda de conversas contou com a participação de:

Cassia Oliveira – da Associaçao  Harmonicanto,
Luiz Guilherme Aguiar –  do Arpoador Surf Club,
Oskar Metsavaht – do Instituto-e
e Renata Monteiro – da Casa de Cultura Laura Alvim

Mediados pela jornalista e apresentadora Mariana Gross, discorreu sobre o que faz de Ipanema, Ipanema? Discutiu-se se não existem, de fato, várias “Ipanemas”? Por conseguinte focou sobre o ethos de seus moradores e frequentadores, no qual interagem atividades culturais, prática de esportes e a convivência com a natureza. Ficou claro que Ipanema é mais do que um território – é muito mais um conceito que envolve estilos de vida bem diferentes, mas não necessariamente conflituosos entre si .

Ipanema de encontros

A ideia deste terceiro e ultimo debate no dia 11 de maio foi o de promover uma conversa entre representantes de movimentos sociais, artísticos e dos afetos cujas tramas se entrelaçam em Ipanema. Neste sentido participaram da mesa:

Carlos Tufvesson – estilista e militante de direitos civis e humanos,
Key Tetra – produtor cultural do Cantagalo,
Manoel Thedim – do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS)
Marcus Wagner do Coletivo Alalaô.

O mediador foi o jornalista e escritor – Zuenir Ventura, todos os participantes frisaram sua disposição de unir forças para contornar as dificuldades que tendem a caracterizar a cidade, inclusive Ipanema, como uma ‘cidade partida’.   Ficou muito claro que diante de uma crise onipresente, o melhor a fazer é construir pontes como a que foi lançada pelo ciclo de debates “Re-ver Ipanema”.

  • earth
  • environment
  • energy
  • education
  • empowerment
  • economics

imagens