Saneamento Já: Água Limpa é a Onda!

o projeto

As praias e o mar fazem parte da vida do Rio de Janeiro, são patrimônios da cidade e do país. Além da exuberante beleza cênica, oferecem inúmeras oportunidades para uma diversidade de usos e são fonte de riquezas e bem-estar da população. Entretanto, estas oportunidades estão sendo seriamente comprometidas e desperdiçadas devido ao contínuo descaso com o saneamento e com a poluição dos rios e das praias.

O grave problema da poluição na Baía de Guanabara compromete a imagem do Rio de Janeiro e do país no cenário internacional. Grande parte das residências dos municípios no entorno da Baía ainda não contam com serviços de coleta e tratamento de esgoto, e o déficit para se chegar à universalização do saneamento nessa região é um enorme desafio a ser vencido.

Enquanto isso, os despejos de esgoto continuam a afetar a saúde e a causar prejuízos econômicos, sociais e ambientais, que interferem na boa realização dos eventos esportivos, deixam pessoas doentes e podem até levar à morte.

Mudanças na etapa brasileira do campeonato mundial de surfe

Lamentamos ainda que, mais uma vez, foi preciso realizar mudanças na etapa brasileira do campeonato mundial de surfe devido a problemas com poluição, por falta de saneamento. Devido às péssimas condições de balneabilidade da praia de São Conrado,  que tem ótimas ondas, a organização foi levada a desistir de realizar o campeonato no local.

O evento foi transferido para a Barra da Tijuca. Apesar de contar com estação de tratamento e emissário submarino, esta área ainda apresenta sérios problemas de poluição nos seus cursos d’água, lagoas e na saída do quebra-mar. Tanto que muitos atletas ficaram doentes e novamente o campeonato foi transferido. Desta vez para longe da cidade do Rio de Janeiro e de suas praias poluídas: foi realizado em Saquarema

A população clama por saneamento já! Rios, praias e o mar carioca não podem continuar sendo poluídos diariamente por toneladas de dejetos não tratados e pelo lixo descartado de forma irregular.

Soluções existem, e cada praia e seus rios apresentam uma particularidade, com necessidades específicas. É imperativo, portanto, que o saneamento seja assumido como prioridade na agenda governamental, por meio de um plano de saneamento compreensivo, adequado à realidade de cada praia e executado com total transparência, diálogo e participação da sociedade civil.

  • earth
  • environment
  • energy
  • education
  • empowerment
  • economics

Água Limpa é a Onda!

Com esse grito de protesto e convocação que une diversas instituições, movimentos e cidadãos, queremos que as promessas e planos para recuperação da qualidade da água dos rios e das praias cariocas sejam cumpridos.

Todos os que assinam este manifesto se unem para exigir do poder público o comprometimento na execução transparente e eficiente das medidas necessárias para que encontremos melhores condições em nossas praias, e que possamos nos orgulhar de receber eventos esportivos internacionais com boas ondas e qualidade da água melhor ainda.

Vamos em busca desta Onda: Saneamento Já!

imagens