water traces

o projeto

Muitos, senão todos, sabem que água é essencial e que está presente em tudo que tem vida neste planeta. Todavia nem todos tem consciência de que também há água em produtos inanimados como peças de vestuário. Justamente por isto é que, depois de termos realizado, através do projeto Traces, o rastreamento da pegada de carbono e social de seis e-fabrics usados pela Osklen, o Instituto-E e o IMELS em parceria com o Fórum das Américas decidiram empreender o levantamento da pegada hídrica em mais quatro produtos da Osklen, parceira desde a primeira hora.

Em mais um projeto pioneiro e criativo, nossa equipe de especialistas novamente percorreu diversas regiões do Brasil – Centro-Oeste; Sudeste e Sul – para verificar a quantidade de água utilizada nas diversas etapas de plantio e fabricação de cada uma destas peças, bem como as ações sociais que acompanham estas cadeias produtivas.

Ao longo desta análise, mais de uma vez nos deparamos com boas práticas, seja no uso dos recursos hídricos como o reuso ou um tratamento adequado pós – produção, seja em projetos sociais. A importância de se destacar o que é feito com a água em uma atividade econômica de peso como o setor de moda fica evidente quando levamos em consideração que – ao contrário do que muita gente pensa – a água é finita e de difícil acesso para mais de um bilhão de pessoas no mundo. Zelar por este recurso natural é imperativo e uma das formas de exercer este cuidado é chamar atenção sobre sua presença nos processos produtivos, exatamente como faz, de maneira inédita, o projeto Water Traces.

 

 

visit the website

  • earth
  • environment
  • energy
  • education
  • empowerment
  • economics